Aproveitando o Dia da Mentira, a gente traz para você, aqui no blog da Vivalá, cinco ditos populares para revelar os mitos e verdades sobre a Amazônia.
1. A Amazônia é o pulmão do mundo?

Ninguém discute a importância da floresta amazônica: primeiramente, ela regula o clima no planeta. Além disso, uma gigantesca reserva de água doce. Ao mesmo tempo, possui enorme riqueza de animais e plantas, com diversas espécies que não existem em nenhum outro lugar e com várias propriedades medicinais.
A Amazônia, no entanto, não merece o título de “pulmão do mundo”, já que a produção de oxigênio da floresta fica mais ou menos equilibrada com emissão de CO2 à noite.
Nesse sentido, os oceanos, com suas algas marinhas, são os merecedores do título de pulmão do mundo.
2. Preservar a floresta é acabar com o agronegócio?

Principalmente em época de queimadas, a sociedade retoma o debate a respeito da destruição da floresta para expansão da produção agropecuária, de produtos como a soja e o gado, entre outros.
O que muitos especialistas alertam é que destruir a floresta causa mais prejuízo do que solução, como o aquecimento global ou o abuso de agrotóxicos, por exemplo.
Esses problemas prejudicam a produção rural e geram, dessa forma, consequências negativas, sentidas em muito menos tempo do que se imagina.
O debate é complexo, no entanto podemos ter certeza que a preservação da Amazônia é fundamental também para o agronegócio.
3. O Rio Amazonas é o maior do mundo?

Muita gente aprendeu na escola que o Rio Nilo é o mais longo do mundo, enquanto que o Rio Amazonas lidera em volume de água.
Há pouco mais de uma década, porém, novos estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe revisaram os cálculos e monstraram, assim, que o rio brasileiro supera o egípcio em 140 km.
Outras entidades científicas reconheceram o estudo. Dessa forma, o Amazonas ficou com o título de maior rio do planeta.
4. A Anaconda é perigosa?

Muito provavelmente você já tomou vários sustos em frente à telinha da TV ou no cinema, assistindo ao filme “Anaconda”, no qual uma cobra gigante ataca um grupo de humanos.
Na verdade, o animal assassino de Hollywood é a sucuri, uma das maiores serpentes do planeta. O réptil pode chegar a medir mais de 11 metros e pesar mais de 100 quilos.
Com todas essas dimensões, é claro que devemos tomar cuidado com elas; no entanto, as sucuris não têm nada a ver com o monstro do filme.
A sucuri, assim como outros animais selvagens, dificilmente ataca uma pessoa. Isso só acontece caso ela esteja com muita fome e não tenha nenhuma outra opção de alimento.
O animal também pode atacar se entender que a pessoa é uma ameaça a si própria ou a seus filhotes. Caso contrário, ela opta por outras vítimas.
Como todo grande predador, precisamos respeitar a sucuri, mas vamos lembrar que, ao longo do tempo, o homem tem sido uma ameaça muito maior a ela.
Principalmente por causa da caça ilegal, muito mais serpentes morrem por causa do homem do que o contrário.
A lenda do boto cor-de-rosa

Uma lenda bastante curiosa fecha a série de mitos e verdades da Amazônia.
Os ribeirinhos contam diferentes versões para essa história. Algumas afirmam que isso acontece em noites de festas na comunidade; outras, apenas na lua cheia de junho, durante as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.
Também existe a versão de que as vítimas são as mulheres mais bonitas; outros, contudo, afirmam que são as virgens que correm perigo.
O certo é que, em certas noites amazônicas, o simpático boto cor-de-rosa se transforma em um jovem rapaz muito bonito.
Ele sai, vestido de terno, sapato e chapéu brancos, para conquistar e engravidar uma moça e, depois, abandoná-la e sumir nas águas dos rios.
Algumas pessoas juram que, de todas da lista, esta é a verdade mais verdadeira; na verdade, a divertida história integra o folclore na Amazônia. sendo conhecida em todo o Brasil.
Só não podemos deixar de lembrar que essa anedota esconde a triste realidade de crianças que nascem e crescem sem a presença do pai – algo que, importante lembrar, não acontece apenas nas comunidades ribeirinhas, mas em todo o país.
Gostou das curiosidades sobre mitos e verdades da Amazônia?
Essas histórias e muitas outras você pode ouvir e curtir, ao vivo, em uma das nossas Expedições Amazônia de Turismo Sustentável – comunidade, natureza, voluntariado.
Acesse o nosso site e confira: conteudo.vivala.com.br/expedicoes
Já pensou em passar o ano novo na Amazônia? Confira o roteiro completo, valores e demais informações, e garanta já a sua vaga! Acesse aqui a página da Expedição Amazônia: Rio Negro no Réveillon.