Está em busca de experiências únicas e quer saber como viajar para Amazônia? Então este artigo é para você! Aqui, você encontrará muita informação com qualidade sobre os destinos. Acompanhe!
Vamos te mostrar como viajar para Amazônia de maneira especial e sustentável, com experiências ricas em cultura, diversidade e harmonia com a natureza.
Os destinos que você encontra ao longo deste artigo permitem que você viva experiências únicas, que não só tornam a sua viagem melhor, mas também transformam o seu modo de ver o Brasil.
Uma viagem para o coração da selva te reserva boas histórias e, se você não conhece os principais destinos amazônicos, ao longo deste artigo esperamos que encontre as respostas para as suas principais dúvidas. Boa leitura!
Conhecendo a Amazônia
A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo e concentra uma enorme biodiversidade.
Ela faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis biomas do Brasil e corresponde a 53% das florestas tropicais ainda existentes.
A conservação da floresta, dos povos e dos animais é debatida em âmbito internacional devido à sua dimensão e importância ecológica.
A floresta amazônica está localizada no norte da América do Sul, abrangendo os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima.
Também é encontrada em menores proporções no Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e até mesmo na Guiana Francesa.
A floresta amazônica apresenta clima equatorial e as temperaturas são elevadas, assim como a umidade do ar, por isso quem busca viajar para a Amazônia precisa estar ciente dessas condições.
A floresta amazônica é uma floresta tropical densa e vegetação dividida em:
- Mata de várzea, com o solo extremamente fértil devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios;
- Mata de igapó, que está localizada em áreas ainda mais baixas, sofre inundação permanente e encontra-se sempre alagada;
- Mata de terra firme: encontrada na maior parte da floresta amazônica, não sofre inundações por localizar-se em áreas mais altas.
A biodiversidade da floresta encanta a todos que buscam como viajar para Amazônia. Isso porque além da magnífica flora, a floresta amazônica também conta com diversas espécies animais.
Alguns animais encontrados são: onças, suçuaranas, jaguatiricas, peixes-boi, pirarucus, jabutis, ariranhas, tucanos, araras, jiboia, sucuri.
Vale ressaltar que muitas das espécies da Amazônia são endêmicas, ou seja, só existem na região e, por isso, a preservação desse ambiente é tão importante.
No entanto, a floresta, a fauna e os seus povos enfrentam muitos desafios e com o passar dos anos.
Principais desafios para a natureza e povos nativos
Os impactos ao meio ambiente e aos povos nativos da floresta Amazonia são um desafio enfrentado há anos, mas que ainda seguem em discussão e são sentidos no mundo inteiro.
A exploração de madeira, os avanços na criação do gado e de plantações, de forma irresponsável, tornaram-se responsáveis pelo extermínio do ecossistema local.
Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectaram a derrubada de 1.476 km² de floresta na Amazônia em maio de 2022, 31% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2021.
Devido a esses problemas, os povos nativos dessas regiões também sofrem com as consequências que são derivadas do aumento do desmatamento, mineração, pecuária, grilagem, ameaça a povos indígenas.
Em contrapartida, o desenvolvimento do turismo sustentável têm contribuído para que a Amazônia seja preservada e que os seus povos tenham condições de viver com dignidade.
Logo, quem busca por como viajar para Amazônia precisa ter em mente que a movimentação econômica dessa atividade tem impacto direto nessa realidade.
Portanto, é certo dizer que o turismo sustentável e o turismo de base comunitária contribuem para que o apoio de políticas públicas e investimentos de empresas para a preservação ambiental aumentem.
Além da transformação do meio ambiente, o turismo para a Amazônia transforma a visão dos viajantes e também dos moradores — que veem o seu povo, a sua cultura, religião e crenças sendo valorizados.
3 experiências exclusivas e como viajar para Amazônia
Até aqui, você pode compreender a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo, certo?
Mas se você está em busca de como viajar para a Amazônia, certamente vai gostar de saber que existem muitas opções diferentes de viagem para a floresta.
Por isso, separamos os principais roteiros para que você vivencie momentos incríveis e tenha uma experiência completamente exclusiva.
Vamos lá? Continue a leitura:
Como viajar pra Amazonia Rio Negro
A Amazônia Rio Negro é uma das principais indicações quando você busca por como viajar para a Amazônia.
Isso porque ela conta com um roteiro muito democrático, que agrada praticamente todo perfil de viajante.
Dentro dessa Expedição, os viajantes navegam pelos rios até a comunidade ribeirinha de Acajatuba, onde os carros não chegam e o relógio marca outro tempo. A hospedagem é em uma pousada de selva como, por exemplo, a Cabloco’s House.
Durante a vivência é possível tomar banho de rio, fazer trilha na mata, observar botos cor-de-rosa e ainda participar de atividades culturais junto à comunidade ribeirinha.
Há diversas atividades que são oferecidas aos viajantes que buscam por experiências únicas e completas na Amazônia, tais como:
- Oficina de carimbó;
- Oficina de produção de farinha e tapioca;
- Oficina de produção do açaí tradicional da Amazônia;
- Oficina de artesanato.
Além das atividades culturais, você precisa saber que a culinária do povo amazonense é algo que, certamente, está entre as melhores do Brasil! Os sabores são muito característicos, e os pratos ainda contam com versões para vegetarianos e veganos.
Amazônia Rio Tapajós

A Amazônia Rio Tapajós é uma viagem para a Floresta Nacional dos Tapajós – Flona do Tapajós garante uma vivência única para quem busca aventura e conexão com a natureza.
Ao longo do roteiro, teremos dias imersos nas comunidades ribeirinhas do Maguari e do Jamaraquá.
Entre as trilhas que compõem a floresta nacional, destacamos a trilha que leva até a Vovó Samaúma, uma árvore gigante que tem, aproximadamente, mil anos.
Esse encontro nos mostra quão importante é a conscientização dos viajantes para a preservação do meio ambiente, não só na Floresta Amazônica, como no mundo todo.
Além das experiências incríveis dentro da mata, o Rio Tapajós te leva para cenários paradisíacos, pois navegando pelo rio, chega-se até Alter do Chão e esse percurso conta com paradas em praias que tiram o fôlego e com um pôr-do-sol indescritível.
São dois dias de barco privativo pelas águas cristalinas do Tapajós, para relaxar, renovar energias e se reconectar com a natureza.
Amazônia Shanenawa
Shanenawa significa “povo do pássaro azul” e é o destino perfeito para quem deseja saber como viajar para Amazônia em conexão com a rica cultura dos povos indígenas.
Além de estar dentro da maior floresta tropical do planeta, a Expedição Amazônia Shanenawa proporciona momentos indescritíveis com demonstrações da sua cultura, arte, culinária e religiosidade.
Embora nem sempre conhecidos de forma profunda pelos brasileiros, os povos originários do país são um passaporte para entendermos a nossa própria história.
A expedição conta com vários dias junto à aldeia Shanenawá, com muita alegria, diversão, amizade, troca de conhecimentos e envolvimento com a história, a espiritualidade, a floresta e a luta por direitos dos povos indígenas da Amazônia.
A experiência é única! A Vivalá conta com um roteiro exclusivo e você pode viajar em grupo, sozinha(o) ou com amigos, basta conferir o Portfólio Vivalá 2024!

Como viajar para Amazônia de forma sustentável? Conheça a Vivalá!
Com mais de 3.000 viajantes e mais de 3,5 milhão de reais injetados nas economias locais, a Vivalá te leva para viver experiências únicas na Amazônia!
Todas as Expedições acontecem em Unidades de Conservação, como florestas nacionais, reservas de desenvolvimento sustentável ou terras indígenas.
Isso garante uma imersão profunda na natureza e conexão com os povos ribeirinhos e indígenas.
Com roteiros exclusivos, um dos objetivos da Vivalá é fazer o Brasil se tornar referência mundial em turismo sustentável.
E isso só é possível graças às Expedições que conscientizam e conectam os viajantes de maneira verdadeira e profunda com a natureza.
Portanto, se você está em busca de como viajar para Amazônia saiba que com a Vivalá, você pode fazer viagens em grupo, sozinha(o), em casal, com os amigos ou família.
Se você busca como viajar para Amazônia e ainda não sabe qual dos três destinos escolher, fale com a nossa equipe ou entre em nosso site e baixe os roteiros!
Siga nosso perfil no Instagram @somosvivala, em que você confere depoimentos dos viajantes e fica por dentro das novidades.